CPI da CEEE Equatorial e RGE ouvirá Agergs na próxima segunda-feira

A CPI da CEEE Equatorial e RGE ouvirá a Agergs na segunda-feira (3). Audiência ocorre às 16h na Assembleia Legislativa, com transmissão ao vivo.

POLÍTICA

Redação

11/1/20252 min ler

cpi da equatorial no rs
cpi da equatorial no rs

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da CEEE Equatorial e RGE retoma suas audiências nesta segunda-feira (3 de novembro), às 16h, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. A sessão contará com a presença da direção da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (Agergs).

A presidente Luciana Carvalho, diretores e técnicos da agência apresentarão o trabalho da Agergs e responderão aos questionamentos dos parlamentares. O encontro marca uma nova etapa dos trabalhos da CPI, que investiga falhas e problemas no fornecimento de energia elétrica pelas duas principais concessionárias do Estado.

Desde agosto, a comissão vem realizando audiências públicas em diversas regiões gaúchas, colhendo relatos de consumidores, trabalhadores e lideranças comunitárias sobre os serviços da CEEE Equatorial e da RGE. Segundo o deputado Miguel Rossetto (PT), presidente da CPI, o momento agora é de cobrança.

“Depois de reunirmos informações, depoimentos e denúncias sobre situações graves nas condições de trabalho e na prestação do serviço, é hora de cobrar respostas das agências reguladoras”, afirmou.

CPI ouvirá Aneel, RGE e CEEE Equatorial

De acordo com Rossetto, as próximas semanas serão decisivas. Ainda em novembro, a CPI deve ouvir representantes da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

As concessionárias também serão convocadas: a RGE prestará depoimento no dia 13 de novembro, e a CEEE Equatorial será ouvida no dia 24 de novembro.

“A CPI fará questionamentos firmes, corretos e técnicos, para apontar medidas concretas que melhorem o serviço prestado à população gaúcha”, destacou o parlamentar.

Essas oitivas, segundo ele, terão “peso muito relevante” no relatório final da comissão. O documento reunirá dados, documentos e recomendações que devem contribuir para melhorar a regulação do setor e garantir o cumprimento das obrigações contratuais pelas concessionárias.

Transmissão ao vivo

Todas as audiências serão realizadas na Sala Dr. Maurício Cardoso, no 4º andar da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre.

A população poderá acompanhar os trabalhos ao vivo pela TV Assembleia e pelo canal do YouTube do Parlamento gaúcho.