Incêndio destrói loja no Centro Histórico de Porto Alegre
Incêndio atinge dois casarões históricos na Praça XV, em Porto Alegre, na tarde desta quarta-feira (5). O fogo começou em uma loja de Natal e se espalhou.
POLÍCIAÚLTIMAS
Redação
11/5/20251 min ler


Dois casarões localizados na Praça XV de Novembro, no Centro Histórico de Porto Alegre, foram atingidos por um incêndio na tarde desta quarta-feira (5). O fogo começou em uma loja por volta das 14h45 e mobilizou várias equipes do Corpo de Bombeiros.
As informações foram apuradas pelo portal Plantão da Lagoa junto às equipes de emergência. Segundo os bombeiros, o incêndio teve início em uma loja que comercializa produtos de Natal. Nove funcionários estavam no local, mas todos conseguiram sair a tempo, sem ferimentos.
Ao menos quatro caminhões do Corpo de Bombeiros foram deslocados para o combate às chamas, que se espalharam rapidamente e atingiram uma segunda loja, de calçados, instalada ao lado da primeira.
A Brigada Militar isolou toda a área, que segue sob risco devido à estrutura antiga dos imóveis.
🎥 Clique aqui e assista o vídeo que mostra a proporção do incêndio.
Os prédios atingidos datam de 1884 e fazem parte do conjunto histórico da Praça XV. No local funcionam o tradicional Bazar Irmãos e uma loja de calçados. Funcionários relataram que o fogo começou no segundo andar e se espalhou rapidamente.
“Tinha quatro clientes dentro da loja, pedi que saíssem. São nove funcionários, todos conseguiram evacuar a tempo. O pessoal da loja ao lado também saiu”, contou Júlio, funcionário que ajudou na evacuação.
Por volta das 15h15, ainda havia chamas no segundo pavimento dos casarões, e a fumaça podia ser vista de diversos pontos do Centro. As equipes de resgate seguem atuando para conter o fogo e resfriar as estruturas, evitando que ele se alastre para outros prédios da região.
Assista a transmissão ao vivo realizada pela GZH no local:

Portal Plantão da Lagoa © 2025
O Plantão da Lagoa é um portal de notícias voltado às cidades do entorno da Lagoa dos Patos, no Rio Grande do Sul. Nosso compromisso é informar com agilidade, credibilidade e responsabilidade sobre o que acontece nas comunidades da Costa Doce.
