Homem é investigado por injúria racial contra socorrista em Sentinela o Sul

O caso de ijpuria racial ocorreu na noite de 14 de novembro, durante ocorrência em frente ao Ginásio de Esportes Laranjão.

POLÍCIA

Redação

11/22/20251 min ler

injúria racial em Sentinela do Sul
injúria racial em Sentinela do Sul

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul instaurou um inquérito para investigar uma denúncia de injúria racial contra Airton Stein, diretor da Secretaria de Turismo, Desporto e Cultura de Sentinela do Sul. Ele é suspeito de ter recusado atendimento do SAMU por motivo racista.

O caso ocorreu na noite de 14 de novembro, quando Stein foi atingido por um tiro durante um ataque em frente ao Ginásio de Esportes Laranjão, durante o 22º Campeonato Citadino de Futsal.

Segundo o delegado Luciano Rodrigues, diversas testemunhas relataram que, ao ser atendido, o diretor teria dito que “não queria ser atendido por um negro, mas sim por um branco”. Apesar da frase, a equipe do SAMU prestou socorro, levou o diretor ao hospital da cidade e, depois, ele foi transferido para Porto Alegre, onde passou por cirurgia.

O delegado explica que o socorrista alvo da injúria não quis registrar ocorrência por medo de represálias, mas a Polícia Civil abriu o inquérito de ofício devido à gravidade e à repercussão do caso. Testemunhas e profissionais envolvidos devem prestar depoimento na próxima segunda-feira, dia 24.

Histórico anterior de racismo

A investigação ganhou ainda mais relevância após a polícia confirmar que Airton Stein já havia sido investigado por injúria racial há cerca de três anos, supostamente contra uma servidora da prefeitura. O caso anterior foi arquivado por falta de provas.

Agora, caso as denúncias atuais sejam confirmadas, Stein deve ser indiciado por injúria racial, crime previsto no Código Penal e agravado pela motivação discriminatória.

Em nota publicada nas redes sociais, a Prefeitura de Sentinela do Sul afirmou que ainda não recebeu formalmente a denúncia, mas acompanha o caso.

A investigação segue em andamento.